Aprenda isso com a Disney e aplique no seu consultório

Aprenda isso com a Disney e aplique no seu consultório
Aprenda isso com a Disney e aplique no seu consultório

Um ponto em comum e muito sensível tanto nos parques da Disney como na saúde é o tempo de espera.

A espera longa demais normalmente é motivo de desistência, insatisfação e irritabilidade tanto do convidado quanto de paciente, gerando uma experiência bem negativa.

Na Disney o convidado (cliente) está animado e anseia em conhecer as atrações e a sua ansiedade gera em torno de uma expectativa positiva para vivenciar a experencia mágica, como essa expectativa é bem alta há necessidade de que o elenco tenha o papel de entreter seus convidados a fim de mantê-los animados enquanto aguardam na fila, para evitar o estresse e a insatisfação.

Assim como a espera na Disney é um ponto de fricção, a longa espera ou atraso nos consultórios médicos, clínicas e hospitais causam bastante angústia e irritabilidade, no paciente, o qual não está animado para ser atendido, na verdade ele não é paciente ele está impaciente devido a uma série de fatores, que geram uma ansiedade negativa, tendo em vista que quando se trata de saúde esse é um ponto ainda mais sensível do que a espera para visitas nos parques da Disney.

A natureza do paciente carrega uma série de emoções negativas e sentimentos como medo, dor, anseio de respostas que mudarão sua vida e isso pode potencializar a experiência negativa, diferentes dos convidados da Disney que tem uma expectativa positiva e cabe aos profissionais inclusos nessa jornada ter muita empatia para amenizar a angústia, o medo e a impaciência  entendendo o sofrimento e a agonia que apresentam no tempo de espera, criando processos claros, comunicação assertiva e otimização do tempo.

Havendo uma comunicação clara e honesta que leve em consideração o estado de espírito do paciente e tenha sensibilidade e empatia com ele poderemos ajustar soluções que classifiquem a sua necessidade e prioridade trazendo o menor impacto possível na satisfação e experiência do paciente.

Iael Coimbra

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